terça-feira, 12 de junho de 2012

Os 14 Verbos da venda convincente




Para vender mais e melhor você precisa de ação inteligente 

Vender é ação. 
Verbo é ação. 
No dicionário, ação vem antes do sucesso. 
Então, coloque estes 14 verbos mais ricos em argumentação do mundo para convencer  os  Clientes  a  fazer  negócios  com  você.  E  lembre-se  você  está reclamando  por  não  ter  dinheiro  aceite  a  máxima  “para  se  conseguir  verba  é preciso de verbo”. 

1.  AUMENTAR.  Todo  produto  ou  serviço  deve  aumentar  algo,  agregar valor,  acrescentar  emoções  ao  Cliente.  Então,  diga:-  Com  esse meu  produto,  o senhor vai aumentar seus  resultados, aumentar sua  liquidez, aumentar a  taxa de retorno  dos  investimentos,  aumentar  a  capacidade  de  sucção  das  máquinas, aumentar  o  rendimento  dos motores.  Ah!  Para  aumentar  as  vendas?  É  simples: 
aumente sua taxa de visita, sua intuição e suas habilidades persuasivas. 

2. DIMINUIR.  Os melhores  produtos  e  serviços  do  planeta  são  aqueles que  diminuem  problemas  ou  preocupações  do  Cliente.  Exemplo:  - Meu  produto diminui  seus  gastos  em  energia,  diminui  as  perdas  na  área  tal,  diminui  os  erros humanos nos processos de  fabricação, diminui o  tempo de paralisação por causa do retrabalho. Aproveite para diminuir o tempo do chopp, a conversa fiada com os 
amigos  e  passe  a  investir  mais  em  seu  desenvolvimento  profissional.  Diminua também  o  papo  furado  com  Clientes,  o  vulgo MCPT  – Muita  Conversa  e  Pouco Trabalho.  
Vender  é  conversar  certo  e  trabalhar muito,  e  não  conversar muito  e trabalhar pouco. 

 3. MANTER. Manter é  tão  importante quanto aumentar e diminuir. Então, argumente:  - Com meu produto o senhor mantém os Clientes cativos, mantém a qualidade da produção, mantém o giro de estoque. E o que  fazer para manter o sucesso? Mantenha em mente a disciplina, a ousadia e o foco no Cliente.  
Mantenha a  forma  física, pois,  como dizia Vincent Lombardo,  “o  cansaço nos  faz covarde”. 

4.  EVITAR.  O  verbo  que  evita  o  prejuízo  é  o  verbo  “evitar”.  Funciona assim:  primeiro  você  diagnostica  um  problema  do  Cliente  e  termina  com  “para evitar isso”. – Todos os dias nosso corpo é atacado pela poluição e outras sujeiras inesperadas.  Para  isso  evitar  isso  criamos um produto  de  limpeza  de  pele  que... Ou, simplesmente, diga: - Meu produto, senhor Cliente, evita as dores de cabeça 
dos  altos  custos  de  manutenção,  a  substituição  das  peças  e  a  paralisação  das engrenagens.  Quer  evitar  o  baixo  desempenho  em  vendas?  Evite  encher  sua mente com programas porcarias de televisão, pois, se seu cérebro emocional é um depósito  de  lixo,  você  só  terá  um  desempenho  de  lixo.  Evite  também  sair  com amigos  urubus  e  vampiros  emocionais  que  lhe  roubam  a  energia  da  alta performance. 

5.  ELIMINAR.  Todo  produto/serviço  nasceu  para  eliminar  um  problema. 
Então,  convença: Meu produto,  senhor Cliente, elimina as  sujeiras  infiltradas nas engrenagens  e  os  baixos  resultados.  E  para  eliminar  resultados  ruins?  Elimine  a preguiça,  o  absenteísmo,  a  credite  mais  e  visite  certo.  E  elimine  também  a Síndrome  de  Hardy:  -  Ó  vida,  ó  mundo,  ó  azar,ó  más  venda!  Elimine  também amigos negativos, aqueles que dizem: - Nada dá certo comigo, se eu comprar um 
circo, o anão cresce! 

6. RENDER. – Esse produto/serviço  rende mais por hora uso,  rende mais por  peça  acabada  e  lhe  rende mais  clientes  encantados  por  pedido  assinado. O quê? Para render mais para sua empresa? Faça render os 86.400 segundos que o criador lhe deposita todos os dias no Banco do Tempo. 

 7. OTIMIZAR.- Esse nosso programa otimiza os espaços de seu escritório, otimiza  suas  decisões    e  o  retorno  de  seus  anúncios.Quer  otimizar  sua  carreira? Otimize  seu  interesse  na  Era  da Gestão  do Conhecimento.  Se  sua auto-estima e sua auto-imagem não estão ótimas, você quer otimizar o quê? 

8.  DIPENSAR.  Produto  que  não  dispensa,  não  compensa.  Argumente poderosamente:  -  Minha  válvula  de  alta  pressão  para  lavar  carros  dispensa  o balde,  o  sabão    e  os  escorregões  que  acontecem    na  lavagem.  E  dispensa  a aspirina por causa das dores de cabeça que o senhor terá por não fazer negócios comigo.  Para  atingir metas de  vendas? Dispense  o mau humor,  a  notícia  ruim e dormir tarde. 

9. FACILITAR. Olhe para seu produto e para você. Se vocês não facilitam nada  vão  acabar  morrendo  na  praia.  Diga  ao  Cliente  seduzido:  -  Meu  produto facilita a remoção da sujeira,  facilita as decisões em ambientes de rede,  facilita a reposição das peças, facilita a integração da mão-de-obra. Ora, facilite a vida deles que eles facilitarão a sua. Vender é facilitar. 

10. COMBINAR. – Esse produto combina com sua personalidade, combina com  seu  estilo de  ser,  combina  com o  perfil  de  seus  funcionários,  combina  com suas necessidades de  investimentos. Quer  crescer mais em  vendas? Essa é  fácil: combine  seu networking,  isto é,  sua  rede de  contatos  com a energia  inquietante para visitar corretamente. 

11. ATINGIR. Sua empresa, você e sua conversa de vendas existem para atingir  alguma  coisa.  Então,  persuada,dizendo:  -  Com  esse meu  serviço,  senhor Cliente, o senhor vai atingir mais cedo suas metas de 17%já nesse  trimestre, vai atingir e superar seus alvos de mais produtividade com menos custos. Para atingir uma  promoção  na  empresa?Atinja  o  Cliente  certo.  Se  você  ajudar  as  pessoas  a atingir as metas delas elas o ajudarão a atingir as suas. 

12. BENEFICIAR.  Se  seu produto/serviço  não beneficia,  então, mude de rumo  ou  de  ramo.  Diga  ao  Cliente:  -  Ao  adquiri-lo,  o  senhor  se  beneficia  da regulagem fácil, do motor que trabalha a frio, do custo zero de manutenção e da reposição  grátis  por  2  anos. Quer mudar  seu  destino  em  vendas?  Torne-se  um semeador de benefícios com entusiasmo. 

13.  PROLONGAR.  As  pessoas  querem  comprar  coisas  que  prolonguem. Então,  fale:  - Meu produto prolonga a vida útil de seus motores, prolonga a boa imagem de sua instituição, prolonga a durabilidade das engrenagens, prolonga sua elegância.  E  para  prolongar  seus  resultados  em  vendas?  Ligue  para  seu  Cliente, prolongue  sua assistência  técnica. Com  isso  você  encanta  e  cria  fidelização mais prolongada. 

14.  PROTEGER.  Não  venda  produtos,  venda  programas  de  produção. Argumente para convencer: - Esse plano de saúde protege o seu caixa das faltas de  seus  funcionários, esse cartão de  crédito protege o  seu bolso dos assaltos da inflação, esse novo trator protege suas colheitas das safras ruins. Está interessado 
em  proteger  seu  futuro  do  desemprego?  Torne-se  um  “descontente”  inovador  e um destruidor criativo. Leia mais e venda mais. Bem, minha sugestão é que você coloque seus produtos/serviços em cima 
de  uma mesa  e  crie  argumentos  poderosos  usando  todos  esses  14  verbos.  Eles são a viva ação dos benefícios, a alma da argumentação e o corpo da persuasão. 




Mauricio  Góis  palestrante  motivacional  é  técnico  nas  áreas  de  vendas  e 
Desempenho de Alto Impacto. 


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